Dicas Importantes



Boa tarde, vejam que artigo interessante sobre se pesar e as  variações que podem ocorrer no peso...


Aproveite a informação!!!

Cris Mendes 


Saiba como se pesar corretamente e entenda as flutuações de peso

Post image for Saiba como se pesar corretamente e entenda as flutuações de peso






-> Motivo de alegria e frustração

Não compreender como o corpo retém e libera líquidos pode ser um motivo de alegria e também frustação. Vamos ver alguns porquês.
Você começa uma dieta ou reeducação alimentar na segunda feira e se pesa agora. Na sexta você se pesa denovo e sai pulando de alegria que perdeu bem mais peso do que esperava.
Não é que eu queira acabar com a brincadeira, mas a maior parte deste peso que você perdeu é proveniente de líquidos que foram eliminados durante a semana, principalmente, água. A concentração de água no corpo diminuiu devido à alteração na sua dieta! Vou explicar isso mais abaixo, mas entenda que o peso total que diminuiu na balança não significa que a queima de GORDURA foi grande também.
Agora, você, ainda não sabendo da realidade, ficou super feliz e continuou a dieta por mais uma semana, claro. Aí, no final da outra semana, você viu que também perdeu mais do que esperava, porém, um pouco menos que na semana anterior. Tudo supimpa e você continua… aí na terceira semana vem o choque hehehe… você pode ter perdido muito pouco peso ou até ter ganho um pouco… mas como? por que?
Aí você fica triste, desmotivado(a) e acaba comendo 2 tortas de brigadeiro e 3 batatas pringles pra se consolar. Que final trágico.
Claro, exageros a parte, o ponto é que, não saber sobre este assunto, pode causar falsas impressões e frustrações desnecessárias.
Agora vamos ver, de forma simples, como sempre, qual é a desse mecanismo do corpo! Simbora?!

-> Concentração de água e variações no peso total

Retenção de água, como você já sabe, pode casar aumento de peso corporal além do normal e isso tem causas clínicas, hormonais e alimentares.
Em outras palavras, as mulheres podem reter água e, portanto, “ganhar peso” durante o período menstrual, devido à ação dos seus amados hormônios. Água pode ser retida também devido a problemas circulatórios, problemas no coração e/ou nos rins. E por último, a concentração de água no corpo pode variar de acordo com sua dieta e a quantidade de sódio (sal) ingerida.
Bem mais da metade do seu corpo é constituída de água! Isso quer dizer que, alterações na concentração da mesma, no corpo pode resultar em flutuações consideráveis do peso na balança!
Seu peso total pode flutuar bastante!
O corpo elimina água principalmente através da urina, fezes, respiração e transpiração.
Nota: Como você faz pra limpar a tela do celular ou o óculos de sol? Dá aquela baforada, não é verdade? hehehe… a tela fica embassada (ou seja, úmida) e assim você limpa com mais facilidade. Essa é uma prova fácil de que você elimina água na respiração :)
Oras pelotas, mas agora, como você RETÉM água então?
Desconsiderando agora as causas hormonais e clínicas mencionadas, vamos focar no que é mais comum e prático: O consumo de sal.
Vestindo o jaleco da ciência
Não tenha medo, venha comigo para o laboratório para uma curta e simples explicação interessante.
———
Nosso corpo conta com os eletrólitos, geralmente sódio (sal) e potássio, no processo de controle das nossas funções corporais. A questão é que para manter um funcionamento estável e correto, a concentração desses eletrólitos no sangue precisa ser constante!
Quando a concentração destes eletrólitos no sangue aumenta, o corpo desperta a sensação de sede, fazendo com que consumamos mais água e assim se restaure a concentração correta. Isso explica por que você sente aquela sede fora do normal quando volta da pizzaria, churrascaria, etc.
Quando nós consumimos uma quantidade adequada de água, nossos rins são capazes de manter a concentração de eletrólitos no sangue constante, elevando ou reduzindo a quantidade de água retida, de acordo com a necessidade.
———-
Ok, pinduremos agora o jaleco devolta no cabide e continuemos.
Comidas de má qualidade e com concentração exagerada de sódio são os vilões de sempre: fast-foods, chips, salgados, etc.




Ao mantermos uma dieta rica em sódio, fazemos com que nosso corpo retenha uma quantidade maior de água! Da mesma forma, ao mantermos uma dieta mais saudável, vemos que esta concentração diminui e você se sente mais leve.
Você certamente nota que certos dias você se sente mais magro(a), certo? Não sente aquela sensação de estar estufado(a), etc. Você simplesmente se sente melhor e mais em forma. Isso, muitas vezes, é explicado pela concentração normal de água no corpo!
Agora, por exemplo, depois de ir na churrascaria e de um fim de semana de festa, você pode ganhar quilos e se sentir extremamente estufado(a) por um bom tempo, não é?
Coinscidentemente ou não, comidas ricas em sódio são também, geralmente, pobres em nutrientes, pobres em fibras e gordurosas.
Já no outro lado da moeda, comidas ricas em nutrientes, baixas em gordura e ricas em fibras, são também baixas na concentração de sódio!
Como já disse, esse é o grande motivo, pelo qual, ao corrigir sua dieta, você perde normalmente mais peso corporal no início! O corpo se adapta à nova alimentação e regula como precisa a concentração de água no organismo!
Sugestão geral e super importante: Pode parecer o oposto do que você deveria fazer, porém, água é um dieurético natural e pode ajudar você a perder peso, já que, entre outros benefícios, faz com que você urine mais, que seus rins funcionem melhor e que seu metabolismo aumente!
BEBA ÁGUA!!!! Frequentemente ao longo do dia! Se você quer perder gordura no modo turbo e de forma saudável, beba muita água! O corpo se utiliza de água também no processo de perda de gordura e isso faz uma diferença considerável!

-> Como se pesar corretamente

Bom, aqui não tem mistério e a orientação é curta e grossa hehehe
Pese-se não mais do que uma vez na semana e, quando o fizer, certifique-se de ser no mesmo dia, na mesma balança e nomesmo horário.
Desta forma, a gente diminui as chances de nos enganarmos com os resultados e aumentamos a chance de termos uma idéia mais real sobre como está indo nosso processo de perda de gordura.
Ainda assim, peso total, como você deve saber, não é o melhor indicativo de performance na perda de gordura! Uma medição da porcentagem de gordura corporal seria o mais ideal, mas tirar suas medidas com uma fita métrica também ajudam muito a medir e controlar o progresso!
É isso! Menos frustração e mais satisfação!
Um grande abraço! Viva a consciência e o conhecimento que vale a pena \o/
Sucesso,
Rodrigo
REFERÊNCIAS

Fonte: http://emagrecerdevez.com/saiba-como-se-pesar-corretamente-e-entenda-as-flutuacoes-de-peso




Dica da semana:



Plantas que emagrecem

Em meio a tantas promessas de enxugar as medidas, investigamos os fitoterápicos que recebem o sinal verde da ciência como auxiliares na perda de peso

Plantas que emagrecem


por Diogo Sponchiato


Chás, extratos de ervas, suplementos naturais... Eles estão na boca do povo e, de tempos em tempos, ganham inclusive garotas-propaganda entre as celebridades que exibem suas curvas na televisão. A impressão é que nem as plantas escapam do ritmo cíclico da moda. Não à toa, quem quer — ou precisa — perder peso costuma se dividir quando uma nova espécie está em evidência: uns a recebem com desconfiança, outros a acolhem como a fórmula secreta para vencer a contenda contra a balança. A verdade é que dá para ficar facilmente perdido diante de inúmeras promessas, na maioria das vezes rejeitadas pelos médicos.

A ciência, porém, não pode desprezar o potencial de certas plantas para integrar uma das frentes de combate à epidemia de obesidade. Embora não sejam a panaceia em matéria de perda de peso, alguns fitoterápicos já passam por testes rigorosos e demonstram seus bons efeitos. Não substituem mudanças de hábito nem, em alguns casos, outros remédios, mas sua ajuda pode ser bem-vinda na hora de afinar o corpo.

Que o diga o popular chá verde. Já existiam indícios de sua capacidade de eliminar gordura e, agora, um estudo brasileiro comprova seus préstimos em seres humanos com quilos a mais. A bebida feita com a planta Camellia sinensis foi alvo de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista. A educadora física Gabrielle Aparecida Cardoso recrutou mulheres com sobrepeso ou obesidade leve, todas entre 20 e 40 anos. Elas foram divididas em quatro grupos. O primeiro tomava o chá gelado (10 gramas do pó) de manhã e à tarde. O segundo ingeria um preparo falso, o placebo. O terceiro consumia a infusão geladinha dez minutos antes de fazer musculação. E o quarto tomava a bebida fajuta antes de malhar.

"Ao compararmos os dois primeiros grupos, notamos que apenas as participantes que tomaram o chá emagreceram", conta Gabrielle. "Já entre as mulheres que se exercitaram, observamos que ambos os grupos perderam peso. Mas a redução de gordura corporal foi três vezes maior entre as voluntárias que consumiam a bebida", relata. Os dados obtidos mostram que a planta ajuda a esvaziar os redutos gordurosos, diminuir a circunferência abdominal e ainda ganhar massa muscular, dando um gás para a prática de atividade física.

O poder do chá verde parece residir sobre substâncias chamadas catequinas. "Elas inibem uma enzima que atrapalha um mecanismo de queima de gordura e, ainda, elevam o gasto energético do corpo", explica Gabrielle. Aliás, de acordo com a pesquisa, ingerir a infusão em temperatura fria teria a vantagem de torrar mais calorias. "A bebida melhora a disposição, o que incentiva o indivíduo a se mexer e, assim, emagrecer", avalia a pesquisadora.

Outro fitoterápico visitou as bancadas de laboratório depois de começar a fazer sucesso na mídia. Trata-se da pholia negra, um extrato de plantas do gênero Ilex, do qual faz parte, por exemplo, a famosa erva-mate. Suas cápsulas foram submetidas ao crivo científico em um estudo com ratos coordenado pela bióloga Maria Martha Bernardi na Universidade de São Paulo. "Dividimos os animais com sobrepeso em três grupos: o primeiro só comeu uma ração convencional, o segundo ganhou também a pholia negra e o terceiro recebeu sibutramina, remédio usado para controlar o apetite", conta a especialista em farmacologia. Após um mês, os investigadores repararam que a perda de peso foi similar nos dois últimos grupos: os ratinhos se livraram, em média, de 10% da sua massa corporal.

"Diferentemente da sibutramina, que age no sistema nervoso central, a pholia negra desacelera a atividade do estômago, fazendo com que a comida fique mais tempo lá dentro", explica Maria Martha. Dessa forma, o fitoterápico conseguiria deixar a pessoa saciada por um período maior.

Enquanto aguardamos pesquisas que avaliem o desempenho do extrato em seres humanos, vale voltar os olhos para o Oriente, de onde vem a maioria das últimas fórmulas naturais antiobesidade que chegaram ao país. É o caso das cápsulas do óleo de cártamo, cultuado há anos em países asiáticos. O suplemento, extraído das sementes dessa planta, costuma surtir efeito após seis meses — ele deve ser ingerido antes das refeições. "Seus ácidos graxos essenciais aumentam a oferta de leptina, o hormônio da saciedade", explica a nutricionista Stefania Valente da Silva, do laboratório Herbarium, um dos fabricantes do produto.

O óleo de cártamo tem ainda outro mecanismo de ação: ele ativa o tecido adiposo marrom, reserva que, de maneira diversa da famigerada gordura branca, eleva a temperatura corpórea e faz queimar calorias. "Só que o organismo gasta a energia estocada na gordura branca", diz Stefania. Da Ásia vem outro reforço pró-saciedade. O laboratório Galena trouxe para o Brasil um suplemento à base de pinho coreano, disponível na forma de sachês em farmáciasde manipulação. O óleo da planta tem uma substância que estimula a liberação de hormônios que dão sensação de barriga cheia. Quer mais? Destaque recente, a indiana Mucuna pruriens ainda está sob investigação, mas parece atuar em uma via alternativa. "Trabalhos mostram que ela eleva os níveis de um neurotransmissor ligado ao prazer, o que ajudaria a diminuir a compulsão alimentar", diz a nutricionista Andréia Naves, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo.

Apesar de tantas opções e expectativas, Há especialistas que continuam vendo as plantas com reservas. "Ainda faltam estudos em larga escala e dados de eficácia e segurança", diz o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Do outro lado, pesquisadores querem explorar ainda mais o potencial da flora brasileira. "Estamos testando mais de 2 mil plantas amazônicas e é provável que algumas delas tenham efeito contra o excesso de peso", conta Martha, que hoje atua na Universidade Paulista. Se a natureza oferece ajuda — e a ciência aprova —, não custa aceitar.

Consulte o especialista

Um recado a todos que desejam emagrecer com o auxílio de um fitoterápico: nunca saia por aí ingerindo um produto sem a indicação e a orientação de um médico ou de um nutricionista. Lembre-se de que, em dosagens equivocadas ou misturados a remédios, os compostos das plantas podem expor o organismo a uma série de riscos, inclusive fatais. Outro aviso: jamais substitua um medicamento por uma erva com a pretensão de obter o mesmo efeito. Também não vá atrás dos conselhos dados por amigos: o que ajudou no caso deles pode ser mal tolerado pelo seu corpo. E, sempre que for ao médico, não esconda dele que faz uso de um produto à base de plantas.

Efeito sobre a ansiedade

Algumas plantas apresentam propriedades calmantes, caso da melissa e da passiflora, e, assim, em tese, poderiam ajudar algumas pessoas a suprimir aquela vontade louca de comer para aplacar os ânimos. Contudo, faltam estudos que legitimem sua eficiência no controle do apetite e do peso.

Atenção à procedência

Existem diversas versões e marcas de fitoterápicos disponíveis no mercado, a maioria com venda livre. Por isso, fique de olho nos rótulos e dê preferência a produtos fabricados por laboratórios e com selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Plantas


Nome popular: Chá verde
Nome científico: Camellia sinensis
Origem: Índia e China
Partes utilizadas: Folhas
Formas de consumo: em infusão, por meio de sachês, bebidas prontas e cápsulas


Nome popular: Pholia negra
Nome científico: Ilex paraguariensis(e outras)
Origem: Diversas regiões, entre elas América do Sul
Partes utilizadas: Folhas
Formas de consumo: Cápsulas do extrato

Nome popular: Pinho Coreano
Nome científico: Pinus koraiensis
Origem: Coreia
Partes utilizadas: Óleo da castanha ou pinha
Formas de consumo: Sachês, disponíveisem farmácias de manipulação, e cápsulas

Nome popular: Mucuna
Nome científico: Mucuna pruriens
Origem: Índia, África e Caribe
Partes utilizadas: Sementes e frutos
Formas de consumo: Cápsulas


Fonte: http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/plantas-que-emagrecem.shtml










Faça um Diário Alimentar pra vc!!!




A importância de manter um diário alimentar, é que, com ele, podemos controlar a nossa alimentação, e nos controlar mais organizadamente.
A monitoração é uma forma de autoconhecimento,e conta a nosso favor.
É interessante para avaliar as condições em que anda a sua alimentação. 

("Quem anota, não sabota")


Se não houver disciplina em mantê-lo, também não haverá disciplina na própria alimentação, e não obterá êxito!

É aconselhável que pelo menos 3 vezes por semana, anote a sua alimentação

Diário Alimentar: anotar o que se come pode ajudar na perda de peso
Você tem se esforçado muito mas não vê resultado no emagrecimento? 
Bem, a solução pode ser tão fácil como pegar um pedaço de papel e uma caneta. 
Mantendo um diário alimentar, exercícios praticados e como você se sente pode ajudar e acelerar o emagrecimento. Muitos estudos tem mostrado que manter um diário pode produzir melhores resultados do que os planos de emagrecimento que não acompanham o que você coloca na boca.

Um diário alimentar pode ser mantido em um bloco de notas, caderno, computador, celular, internet. Independentemente do método, um diário básico deve incluir:

* Horários das refeições e lanches
* Tamanho da porção e descrição do alimento ingerido
* Nível de fome antes e depois da refeição
* Sentimentos associados às refeições ou lanches
* Atividade/exercício praticado (duração e intensidade)
* Peso (não precisa ser diário, mas acompanhe com uma certa frequência para ver a evolução ou não)


Ter e manter um Diário alimentar? Por que?


• Registrar a ingestão de comida nos força a ter responsabilidade e defrontar com nossas escolhas.

• Um diário da alimentação pode nos ajudar a identificar quando e porquê comemos e auxiliar-nos a aprender mais sobre nossos padrões de alimentação.

• Manter o registro da alimentação pode nos ajudar a rastrear a quantidade de calorias que ingerimos, já que ignorância e negligência não são bem-aventurança.

Manter o diário da sua alimentação pode criar desconforto porque precisamos registrar escolhas que preferiríamos não lembrar. Desconforto significa conflito, o qual nesse caso pode ser bom.

Quando nos defrontamos com nossas escolhas alimentares, tomamos responsabilidade para mudá-las. Quando somos lembrados das escolhas alimentares ruins, o desconforto e conflito que sentimos pode nos colocar na linha. Conflito é bom, apesar de fazer você sentir-se mal. Quando sentimos conflito, estamos mais motivados para resolvê-lo ou mudá-lo. Sem conflito, sem mudança!

Perder peso, e em especial manter essa perda, nunca é fácil, pode ser uma batalha. Porém, você se esforçaria para emagrecer se estivesse feliz com o status quo?

Tente manter um diário, mesmo se for somente por alguns dias por semana e faça disso um hábito. Continue com isso e cedo estarás fazendo mais mudanças com menos e menos conflitos. 



Fonte: Fórum amigas unidas contra a balança...


Uma linda sexta!!!


Cris Mendes 
_________________________________________________________________________






Mais algumas dicas básicas pra vc começar e seguir na sua Reeducação Alimentar...




*Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
*Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos. 
*Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo. 
*Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. 
* Estipule horários para as refeições. 
*Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência. 
* Beba muita, mas muuuuuita água. 
*Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar. 
*Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
*Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo. 
* De preferência a alimentos que tenha proteinas e fibras, deixe de lado alimentos que contém muitos carboidratos.
* Não fique muito tempo sem comer, se você fica muito tempo sem comer o seu corpo automaticamente começa a racionalizar a quantidade de gordura que queima, o ideal é que você tenha uma refeição a cada 3 ou 4 horas.
*Procure se pesar pelo menos a cada 15 dias e anote o resultado. Se possível, mantenha um gráfico de peso e tente identificar as razões que lhe fizeram aumentar ou diminuir de peso.
*Assim que terminar uma refeição, saia da mesa e vá logo escovar os dentes. Quando você escova os dentes, você perde a fome por causa do gosto da pasta,as papilas gustativas se acalmam,se não der para escovar,pode usar chiclete ou bala mentolada '' sem açúcar''.



Fonte: Comunidade Reeducação Alimentar - Orkut




CAMINHADA: CONHEÇA  SEUS BENEFÍCIOS

Para quem não gosta de frequentar academia, mas precisa praticar algum tipo de atividade física, a caminhada é a melhor opção. Um exercício simples que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
Veja quais são os benefícios:
- Emagrece: por ser um exercício aeróbio a caminhada pode ajudar e muito a alcançar o peso ideal, se aliada a uma dieta saudável.
- Auxilia no controle do colesterol e do diabetes: a caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, estudos realizados comprovaram que o exercício reduz os níveis de glicose, melhorando a ação da insulina.
- Melhora o humor: a caminhada deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, garantindo a oxigenação do cérebro, liberando endorfina (hormônio do bem estar), promovendo uma sensação de prazer e animação para a vida.
- Ossos fortes: a caminhada torna os ossos mais forte, por ser um exercício de sustentação de peso, que força a pessoa a trabalhar contra a gravidade.
- Fortalece a musculatura: além de corrigir a postura, a caminhada contribui para o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.
- Melhora a circulação: a caminhada estimula os pulmões, oxigenando as células, melhorando o condicionamento físico e a respiração.
E mais:
-   Melhor estabilidade articular                                        
-   Aumento de massa óssea
-   Aumento da taxa de hormônio do crescimento
-   Diminuição da frequência cardíaca de repouso
-   Diminuição do risco de varizes
-   Diminuição do risco de derrame cerebral
-   Diminuição do risco de arteriosclerose
-   Diminuição do risco de lombalgia
-   Aumento da força
-   Melhora da qualidade do período gestacional
-   Facilitação do parto normal
-   Aumento da flexibilidade
-   Aumento da resistência aeróbica
-   Controle da obesidade
-   Facilitação da correção de vícios posturais
-   Aceleração da recuperação de várias cirurgias
-   Facilitação da mecânica respiratória
-   Aumento da resistência anaeróbica
-   Diminuição da pressão arterial
-   Melhor utilização da insulina

A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Caminhe e faça amigos!
Fontes: Minha Vida






2-  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Excesso de peso prejudica a fertilidade?







Pode acreditar que sim! Mas antes de começar a se desesperar, é bom deixar claro: não estamos falando daquela gordurinha localizada, de uma barriga discreta ou de poucos gramas extras. A dificuldade para engravidar costuma dar as caras para pessoas que estão beeem acima da média de peso considerada saudável. E, como sempre, a regra vale tanto para homens quanto para mulheres. 

Do lado feminino, a obesidade bagunça todo o ciclo reprodutivo. E isso não é pouca coisa. Ovários, útero, hormônios, enfim, todos os participantes dessa orquestra, deve estar afinadíssimos para a concepção acontecer. As mulheres que estão acima do peso não ovulam adequadamente, lembra a nutricionista Renata Cristina Campos Gonçalves, do Grupo de Nutrição Humana de São Paulo. Elas também costumam ter ciclos irregulares e seu fluxo menstrual é menor ou, algumas vezes, até inexistente. Pra piorar, o excesso de peso está diretamente ligado aos ovários policísticos, um distúrbio ocasionado pelo aumento desproporcional da produção de androgênio, o hormônio masculino e esse é mais um fator que favorece a infertilidade. 

Mesmo que a mulher consiga engravidar nessas condições, não está isenta de preocupações. É que a obesidade feminina, lá na frente, pode desencadear complicações sérias para a mãe e o bebê. Além do parto ser mais difícil, o excesso de peso abre caminho para problemas como diabete e hipertensão durante a gravidez. 

É claro que, nessa história, os homens também têm sua parcela de responsabilidade — e não só os obesos. Aqueles que estão muito acima ou abaixo do peso apresentam um grau menor de testosterona, o hormônio masculino que estimula a produção de espermatozóides. O estresse, um outro grande inimigo da saúde, também interfere na porcentagem de espermatozóides anormais no homem e na produção dos hormônios femininos. 

Sendo assim, o ideal é o casal entrar em forma enquanto a gravidez ainda está sendo planejada. Exercícios físicos e uma alimentação bem equilibrada são os requisitos para mandar a sobrecarga embora e, mais adiante, vivenciar a maternidade e a paternidade sem grandes preocupações.


 Fonte:Por Cristiana Felippe
Site:BB.com


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------